logo © 2011 aab arquitectura lda

EQUIPAMENTOS > CAMPO DE GOLFE E DIVERSOS EQUIPAMENTOS DE APOIO

 

localização: Covas, Vila Nova de Cerveira

data de projecto: 2008

fase: pedido de informação prévia

área de construção: 210 ha

 

O presente projecto tem como intenção a construção de um Campo de Golfe no concelho de Vila Nova de Cerveira, próximo da aldeia milenar de Covas. Juntamente com o Campo de Golfe e de modo a dinamizar, sustentar e adequar o investimento à região o projecto contempla outros investimentos que procuram, no seu conjunto, completar e valorizar os serviços prestados: Clubhouse, Hotel, Centro Hípico, Ténis e Mini-golfe, Quinta Biológica, Moradias Unifamiliares - sector A e sector B.

A beleza natural da região, o clima temperado e a grande quantidade e diversidade de acomodações em Turismo de Habitação e Turismo Rural, apresentam-se como atractivos de valor que motivaram o investimento.

Outros aspectos se mostraram determinantes nomeadamente a proximidade a uma costa Atlântica com óptimas praias apenas a 25 km, um conjunto de galerias de arte e antiquários, uma enorme variedade de bons e típicos restaurantes, uma série de percursos destinados a passeios de bicicleta, a cavalo ou mesmo a pé, pontos de reconhecido interesse natural como quedas de água, bosques, a fauna e a flora são também factores que permitirão melhorar a qualidade da oferta.

No que respeita ao Plano Director Municipal o Plano de Ordenamento classifica o terreno, na sua maioria, como Espaço Florestal, Reserva Agrícola Nacional e uma pequena percentagem de Áreas Agrícolas. Por sua vez na planta de Condicionantes as áreas estão sujeitas ao Regime Florestal à Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional apenas nos leitos dos cursos de água e nas áreas com risco de erosão.

CAMPO DE GOLFE
Com os campos de golfe, já existentes, de Ponte de Lima, Mondariz e Vigo, a uma distância de 40 minutos do proposto numa deslocação automóvel. Neste contexto, o novo Campo da Lontra será o eixo de um novo destino de férias associado ao golfe. Trata-se de um campo de 18 buracos à semelhança dos referidos, apoiado por outro de menor dimensão de 9 buracos, um clubhouse, um lago para pesca desportiva e um anfiteatro ao ar livre.

Trata-se de uma estrutura complementar que vem diversificar e consolidar a oferta turística de Vila Nova de Cerveira e simultaneamente angariar junto com os outros campos de golfe uma nova faixa de turismo. A conjugação de todos estes factores produzirá certamente novas sinergias que inevitavelmente se reflectirão na qualidade de vida do concelho.

CLUBHOUSE
Propõe-se a implantação do Clubhouse numa zona central de modo a permitir o percurso de 9 + 9 buracos, numa primeira fase, e mais 9 numa segunda.

Localizado próximo de uma lindíssima zona de bosque, que propomos manter, irá usufruir de excelente panorâmica sobre o Campo de Golfe uma vez que se implanta a cota ligeiramente superior.

Será composto por dois pisos, sendo o térreo composto por espaços de apoio como arrecadações, vestiários, balneários, sanitários e uma loja dedicada à comercialização de produtos ligados ao golfe. No piso superior resolvem-se os espaços de lazer nomeadamente o restaurante e salas de apoio.

HOTEL
Implantado no local de topografia mais elevada usufrui de excelente panorâmica sobre os terrenos onde se prevê o campo de Golfe. Numa primeira fase será constituído por 50 quartos mais 50 unidades em aparthotel. Um Spa, Salas para actividades diversas como Congressos, Conferências, etc de dimensões generosas permitirão criar uma oferta diversificada e não obrigatoriamente vocacionada apenas para os utilizadores do Campo de Golfe. Um restaurante completa o programa para este equipamento.

Tratando-se de um edifício de dois pisos optamos por organizar os quartos no andar superior e distribuir os restantes espaços, quer técnicos quer de laser, no piso térreo.

CENTRO HIPICO
O Centro Hípico localizar-se-á do outro lado do Rio Coura onde actualmente já se realizam corridas de cavalos. Propõe-se a criação de uma estrutura que será composta por dois conjuntos de boxs, uma para a Escola outra para Clientes, implantadas paralelamente ao picadeiro interior coberto e na continuação do picadeiro exterior ou padock.

No piso superior resolvem-se os espaços de carácter social, como a Sede do Clube, o Restaurante com vista para o Picadeiro e as bancadas.

As áreas térreas estarão vocacionadas para a actividade equestre que, para além dos referidos locais de treino e de recolha, receberão os espaços necessários à arrecadação da palha, da ração e dos arreios, e de limpeza/ preparação dos animais.

Os balneários, vestiários, sanitários e um pequeno bar, igualmente com visibilidade sobre o Picadeiro e Boxs, localizam-se à entrada do conjunto.

TENIS e MINI-GOLFE
A necessidade de complementar o local com outro tipo de actividades desportivas levou-nos a idealizar um equipamento que será composto por 6 campos de ténis e um espaço para mini-golfe. Um pequeno edifício de dois pisos composto por balneários, vestiários e sanitários e ainda algumas áreas de estar como salas e restaurante, para além de uma infra-estrutura que inclui uma piscina, poderá servir de alternativa para quem acompanha um jogador de golfe.

QUINTA BIOLÓGICA
A ideia de criar um espaço de apoio à agricultura local surgiu da necessidade de apoiar, de algum modo, os pequenos produtores que cultivam as suas pequenas parcelas agrícolas e que maioritariamente das vezes se encontram isolada e distantes dos núcleos habitacionais.

Deste modo propomos criar um espaço de cultivo, promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na região, não apenas para os visitantes, mas principalmente destinados aos vários estabelecimentos de restauração existentes e a criar, como por exemplo os restaurantes do ClubHouse, Ténis, Centro Hípico ou Hotel.

MORADIAS UNIFAMILIARES – sector A
Consideramos dois tipos de áreas, a seguir designadas por sectores A e B, destinadas a receber construção. Ambos os sectores terão como destino a construção de moradias tipo unifamiliar, isoladas ou em banda, de dois andares.

O piso térreo, que terá uma configuração semelhante em todas as tipologias, receberá os espaços de utilização comum nomeadamente o hall de entrada, a cozinha, um lavabo e a zona de estar. No piso superior organizam-se os espaços mais reservados como os quartos e respectivas casas de banho que variam, naturalmente, em função da tipologia adoptada. Um espaço em cave destinado a arrumações, garagem ou zonas de serviço complementa o programa.

Estes lotes estarão sempre próximos de núcleos já existentes e usufruem de excelente panorâmica sobre o Campo de Golfe.

MORADIAS UNIFAMILIARES – sector B
No sector B sugerimos a construção de moradias unifamiliares em banda em conjuntos não superiores a cinco unidades. Serão compostas por dois pisos, r/c e 1º andar e de tipologias que variam do T1 ao T4.

Um espaço destinado ao estacionamento automóvel resolve-se à entrada. Como a moradia fica recuada relativamente ao arruamento que lhe serve de acesso resolve-se, entre a garagem e a casa, um pequeno espaço exterior tipo pátio de apoio à cozinha. As zonas de estar abrem-se à paisagem.

Estes conjuntos de 5 unidades estarão localizadas em áreas de floresta, de topografia mais acentuada e próximas do local destinado ao Hotel.

Equip0
Equip1a
Equip1b
Equip2
Equip3
Equip4
Equip5
Equip6
Equip7
Equip8
Equip9