logo © 2011 aab arquitectura lda

HABITAÇÃO > RECUPERAÇÃO DE HABITAÇÃO UNIFAMILIAR NA RUA NOSSA

SENHORA DE FÁTIMA

 

localização: Porto

data de projecto: 2007

fase: construída

 

Procurou-se com a presente intervenção preservar a identidade da moradia existente, renovando-a e adaptando-a aos actuais requisitos de conforto e qualidade sem descorar, porém, aquilo que é o seu carácter e a particularidade da sua inserção urbana.
Ao tratar-se de uma moradia geminada, estabelece-se desde logo um compromisso com a adjacente que dificulta a alteração do alçado e das respectivas cotas de piso.

A postura inicial foi no sentido de uma recuperação, aproveitando os elementos resistentes, verticais e horizontais, incluindo caixa de escada. No entanto, a recuperação que de início se pretendia mais recuperadora, resultou, por via de algumas surpresas, numa intervenção mais profunda.
A casa denota essa relação entre os elementos recuperados e os novos.

Os pés-direitos, os vãos e a entrada mantêm-se contribuindo para preservar a identidade existente.
A escada central sendo nova surge, no entanto, ladeada de paredes existentes de granito, o que permitiu o seu redesenho sem alterar contudo o modo como participa na organização da moradia.

A configuração, algo peculiar, do recuado disponibiliza ainda um espaço desafogado com excelente exposição e uma vista desimpedida sobre a envolvente Sul.

Habit0
Habit1
Habit2
Habit3
Habit4
Habit5
Habit6
Habit8
Habit9
Habit10
Habit11
Habit12
Habit13
Habit14