logo © 2011 aab arquitectura lda

HABITAÇÃO > HABITAÇÃO UNIFAMILIAR NA RUA ANTÓNIO AROSO

 

localização: Rua António Aroso, Porto

data de projecto: 2007

fase: em licenciamento

 

A organização da presente moradia desenvolve-se em torno da ideia de um pátio quadrangular central comum aos três pisos.
A presença deste vazio na composição permite não apenas iluminar e ventilar os espaços de circulação que se fazem à sua volta mas também surge como elemento que aligeira a percepção do volume construído, permitindo ainda qualificar os espaços envolventes através da localização de pátios e varandas.

Deste modo os dois pisos da moradia apresentam-se em forma de “U”, ao nível do rés-do-chão, abrindo-se para a rua aí se localiza a entrada pedonal e automóvel. No piso superior o corpo em “U” sofre uma rotação de modo a adquirir privacidade funcionando como varanda sobre o pátio e sobre o jardim.

Ao nível do programa a moradia será composta por duas salas, cinco quartos, quatro casas de banho, um lavabo, um escritório, uma cozinha com zona de refeições.
Os quartos principais, serão dotados de instalações sanitárias próprias, os dois restantes usufruem da mesma casa de banho. Uma garagem, arrumos, arrecadação e uma lavandaria complementam o programa.

Habit0
Habit1
Habit2
Habit3
Habit4
Habit5
Habit6
Habit7
Habit8
Habit9
Habit10