logo © 2011 aab arquitectura lda

HABITAÇÃO > CASA SACERDOTAL - EMPREENDIMENTO DA TORRE DA MARCA

 

localização: Rua Júlio Diniz, Porto

data de projecto: 2002

fase: construído

área de construção: 13.000 m²

 

Uma parte do Palácio dos Terenas (a parte servida pela rua da Boa Nova) e a “Moradia” na mesma Rua (implantada em terreno que pertenceu ao mesmo Palácio) oferecem-se de modo privilegiado para a CASA SACERDOTAL do Porto.
Na distribuição programática do projecto, contamos com 4 núcleos, podenso os mesmos ser descritos do seguinte modo:

NÚCLEO 1 - "Torre da Marca" e Anexo
Sendo mantidos os 4 quartos existentes, uma sala de receber (junto da entrada própria) e redesenhada uma sala de estar e convívio, constitui-se este núcleo, cronologicamente, como o ponto de partida da nova CASA SACERDOTAL. A capacidade em número de quartos viu-se aumentada pela área disponível no Anexo (até aqui ocupado pela cozinha) e, numa dependência igualmente existente, previu-se um apartamento de guarda-vigilante.
O corpo permitiu ainda uma ligação coberta com os Núcleos subsequentes, além do seu eventual prolongamento ao longo do muro de suporte do logradouro que existe entre a "Torre da Marca" e a "Moradia".

NÚCLEO 2 - "Moradia" da rua da Boa Nova.
Com acesso por esta Rua (a mesma do núcleo anteriormente mencionado), a moradia oferece uma bela sala de convívio (antiga casa de jantar) e instalações para uma nova sala de refeições, cozinha, copa e outras dependências de economato, além de quartos agrupados. Estes consideraram-seagrupados não só a fim de respeitar a traça da Casa, mas também por se pretenderem algumas moradias de "sacerdote e auxiliar".
O pátio da "Moradia" foi redimensionado e parte dele aproveitado para passagem coberta de modo a relacionar o Núcleo 2 e o Núcleo 3. A uma cota inferior à deste pátio, permitiu-se a instalação de uma área significativa de ginásio ou polivalente, de fácil relação com o Núcleo 3.

NÚCLEO 3 - Corpo novo e quartos individuais duplos
Refazendo o muro de suporte que a moradia criou, levantam-se 3 pisos com um total de 14 quartos duplos e uma sala de convívio, tudo em fácil relação com o núcleo da Moradia e com o núcleo da Torre da Marca.
Este Núcleo 3 é o único que se presta ao acesso por viaturas pela Rua de Júlio Dinis. O corpo conta com fachada única aberta a um Logradouro relvado e arborizado no interior do terreno do Palácio.

NÚCLEO 4 - Edifício Novo que faz de muro a "Les Palaces" e se volta a Sul na sua outra fachada
Este apresenta-se perpendicular ao bloco de habitação colectiva e lojas que fecham a propriedade ao longo da rua de Júlio Dinis. Possui, à cota mais baixa, o estacionamento automóvel que apoia a CASA SACERDOTAL e, por se encontrar encostado ao grande desnível das terras de "Les Palaces", apresenta-se como a melhor situação para habitações do tipo duplex.

O Conjunto da CASA SACERDOTAL, servido pela Rua da Boa Nova, inscreve-se naturalmente em áreas preexistentes há muito caracterizadoras do sítio, prolonga-se por uma das zonas mais interessantes e em recuperação da Cidade e beneficia da proximidade com o Palácio de Cristal e seus Jardins.

Habit0
Habit1
Habit2
Habit3
Habit4
Habit5
Habit6
Habit7
Habit8
Habit9
Habit10
Habit11
Habit12
Habit13