logo © 2011 aab arquitectura lda

SERVIÇOS > HANGAR E EDIFÍCIO ADMINISTRATIVO DA EVERJETS - AVIAÇÃO

EXECUTIVA, S.A

 

localização: Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto

data de projecto: 2011

fase: em construção

área de construção: 4.234,70 m2

 

Localizado a poente do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o terreno é servido por um arruamento principal e por dois secundários de dimensões inferiores. O quarto lado do rectângulo encosta ao limite poente dos arruamentos de apoio à pista do Aeroporto.
A Sul implanta-se uma portaria que dá acesso ao aeroporto e a norte iniciaram-se recentemente os trabalhos de construção de um edifício destinado ao serviço de carga aérea. A nova construção a edificar prevê-se de cércea semelhante às construções implantadas nas proximidades.

Propomos para o local a construção de um edifício administrativo (corpo 1) composto por r/c e piso1 que se implanta na frente do lote, a 10 m do limite poente do mesmo e de um hangar (corpo 2) de maiores dimensões, com uma cércea que varia dos 11,00 m aos 14,50 m (nos dois primeiros módulos estruturais) e que se apresenta afastado 32,60 m do limite nascente do terreno.
O espaço compreendido entre os dois edifícios, designado por ligação, será realizado numa estrutura mais aligeirada e revestida por um material translúcido garantindo a entrada de luz natural nessa área de transição.

Exteriormente, a separação do edifício em dois corpos procura diminuir o impacto do edifício de maiores dimensões.
O revestimento dos paramentos verticais, sistema capotto no Edifício Administrativo, policarbonado na ligação, e painéis sandwich em chapa de aço galvanizado com lã de rocha no interior no Hangar, traduz a diferença de função do interior.

Serv0
Serv1
Serv2
Serv3
Serv4
Serv5
Serv6
Serv7
Serv8