logo © 2011 aab arquitectura lda

CONCURSOS > ESTUDO PRÉVIO PARA ESCOLA PREPARATÓRIA SECUNDÁRIA

2º classificado no concurso público

 

localização: Miragaia, Porto

data de projecto: 1991

fase: estudo prévio

área de construção: 4.180 m²

 

Como base de partida consideramos fundamental manter as linhas fortemente horizontais existentes do terreno. Deste modo preservamos os muros de suporte, reforçando-os; assim nasceram as linhas dominantes.

Três patamares definidos pelos muros de suporte organizam o programa escolar em três zonas distintas.
A primeira, implantada a uma cota mais elevada, recebe a zonas de aula de maior ruído, a segunda, numa cota intermédia, permite o funcionamento de aulas usuais, por último, e a uma cota mais baixa, localizam-se as aulas de educação física.

A zona de entrada abre-se à Fonte e à Calçada das Virtudes, estabelecendo a ligação com os outros espaços que compõe a escola, por uma escada que serve a zona das referidas aulas usuais e por uma rampa paralela ao muro de granito existente, conduzindo às aulas de maior ruído.
Esta diferença de cota, existente entre a zona de entrada e a zona de aulas, permite a esta última uma certa independência e sossego, características que consideramos essenciais para o seu funcionamento.

O programa escolar, subdividido por várias zonas, implicou uma distinção física e espacial. Deste modo pareceu-nos relevante imprimir carácter próprio a cada um dos corpos, distinguindo-os uns dos outros, constituindo, no entanto, uma imagem conjunta.

Conc0
Conc1
Conc2
Conc3
Conc4
Conc5